Hábitos de higiene e boas práticas na manipulação de alimentos

As indústrias que trabalham na produção de alimentos constantemente estão treinando seus funcionários sobre a importância de se manter a higiene pessoal e como se comportar na fabricação dos mesmos. Sabemos que a maioria das empresas têm se preocupado com a higiene dos trabalhadores pois tais práticas é de suma importância para a não proliferação de doenças para os consumidores. Porém ainda é fácil de se encontrar no comércio, tais como lanchonetes, panificadoras, supermercados, açougues, farmácias entre outros, manipuladores de alimentos sem treinamento e hábitos de higiene extremamente irregulares.

Qual a função do manipulador de alimentos dentro da empresa


Os manipuladores de alimentos dentro da empresa são aqueles funcionários que estão diretamente ligado à função da fabricação de produtos alimentícios ou aqueles cuja responsabilidade é a de servir os alimentos para seus consumidores. Ou seja todo balconista que trabalham com alimentos e que sirvam clientes no balcão também são considerados manipuladores. 

Recentemente tivemos a oportunidade de ler o ebook do Lucas de Oliveira Pereira voltado para para a segurança no trabalho, dicas de 5S, escrito de maneira simples porém muito bem detalhado de fácil entendimento. É interessante ler o ebook  "Organização no Ambiente de Trabalho da Empresa" que sugere ações no sentido de prevenir contra acidentes e doenças provenientes da falta de organização e limpeza.


manipulador de alimentos mantém higiene na fabricação de produtos



O profissional que manipula alimentos dentro da empresa têm que estar devidamente treinado para identificar qualquer ocorrência que possa a vir a contaminar os alimentos e causar problemas de saúde ao quadro de funcionários e dos possíveis consumidores. As consequências provocada pelo fornecimento de um alimento sem a devida higienização poderão ser graves e negativas  para a empresa. O prejuízo econômico ao empresário poderá levá-lo a ter que encerrar as atividades em definitivo.

Os trabalhadores com a função de manipuladores de alimentos atuam em grandes industrias de fabricação ou até mesmo em pequenas indústrias caseiras de fundo de quintal. O importante é ressaltar que os hábitos de higiene na manipulação de alimentos de qualquer natureza  não poderão ser distintos analisando o faturamento ou o tamanho da empresa.



Empresas investem em profissional que atuam na produção e conservação de alimentos


Trabalhamos com a hipótese de que as empresas de fabricação de alimentos trabalham com produtos variados e o alcance das técnicas de higiene são diferenciadas de uma para outra.

As empresas estão sentindo a necessidade de investir em um profissional da área que possa orientar e avaliar constantemente sobre como manter as boas práticas na produção e conservação de alimentos. Este profissional poderia ser um engenheiro ou técnico de alimentos, profissão que está com acentuado crescimento.


empresas contratam técnicos formados em produzir e conservar alimentos

Conheça o interessante curso da Rejane Teixeira Mendonça sobre "Higiene na manipulação dos Alimentos", que lhe dará todas as informações necessárias sobre contaminação alimentar e como evitar as doenças transmitidas pelos alimentos.

Os ingredientes ou as matérias-primas para fabricação chegam de fornecedores diversos e muitas vezes não são observados os cuidados de higiene, armazenamento que tiveram durante o transporte. Toda matéria-prima ao ser usada para produção de alimentos deverá passar por inspeção criteriosa no quesito data de fabricação e data de validade. Mesmo que esteja dentro do prazo de validade cabe ao manipulador de alimentos da empresa fazer testes manuais e observar com cuidado o estado individual de cada produto.

Os consumidores apresentam hábitos alimentares muito mais exigentes que em um passado recente. Isto faz com que as empresas tenha mais transparência no controle higiênico e  invistam em profissionais da área que possam oferecer produtos de alta qualidade. A concorrência é alta e se estabelece no mercado quem oferecer algo diferenciado.  

Requisitos para os manipuladores de alimentos e boas práticas de fabricação


Para manter a higiene e segurança na manipulação de produtos e alimentos os funcionários terão que obrigatoriamente observar os  quesitos abaixo:

Regras básicas e cuidados pessoal para o manipulador de alimentos

  • usar uniformes e trajes tais como gorros, avental, calçados de preferência de cor clara e sempre limpos.
  • o manipulador de alimentos não poderá ter contato com outros objetos, atender telefone, abrir portas, e manusear dinheiro sem fazer a devida higienização.
  • após ir ao banheiro, antes de iniciar o trabalho, antes e depois das refeições fazer a devida higienização nas mãos em água corrente com sabão ou detergentes.
  • o manipulador de alimentos deve evitar trabalhar com a barba por fazer, cabelos compridos e soltos e sem touca.
  • é extremamente proibido o uso de anéis, pulseiras, alianças, colares, relógios, maquiagem, unhas compridas e esmalte de qualquer natureza.
  • é proibido tossir e espirrar quando estiver manipulando alimentos, servindo clientes, assoar nariz, mascar chicletes.

Regras básicas do ambiente físico onde se manipula os alimentos

  • ao sair e ao chegar no trabalho observe com cuidados a higienização dos objetos e das máquinas onde se prepara os alimentos.
  • trabalhar em local onde tenha água corrente e potável.
  • ter banheiro de uso restrito aos manipuladores e não ir ao banheiro com a mesma roupa que está usando para a fabricação de produtos. 
  • trabalhar em condições e ambientes físicos com boa iluminação, sem muito calor ou muito frio, sem poeira exagerada, ruido ao extremo etc.
  • manter rigorosa higiene do local de trabalho e uso de equipamentos individuais para evitar contato direto com microorganismos. 
  • analisar se todas as máquinas estão devidamente reguladas a altura de cada operador para evitar riscos ergonômicos e manter uma postura correta.
  • mesas de madeira devem ser evitadas na manipulação de alimentos porque são de fácil proliferação de bactérias.


Controle de pragas no ambiente de trabalho

como fazer controle de pragas no ambiente de trabalho





Os cuidados com a infestação de insetos no ambiente de trabalho é algo de extrema necessidade. Existem uma grande variedade de insetos e o principal motivo que favorece o surgimento de insetos e a infestação dos produtos pelos mesmos é a falta de higiene nas empresas durante o trabalho, no momento de estocar produtos e alimentos, de armazenamento de matéria prima e sobras.


Portanto o controle de pragas é imprescindível às boas práticas de higiene buscando solucionar e prevenir as infestações no ambiente de trabalho.   


Desinsetização  é aplicada em ambientes onde quer atacar todos os tipos de insetos rasteiros e voadores, aranhas, formigas etc. Devido a grande quantidade de insetos que se proliferam as aplicações variam sendo direcionados 

Desratização aplica-se depois de um estudo complexo como evitar a  ação e proliferação de ratos. Além de ser uma praga de difícil combate os roedores são muitos perigosos pois são transmissores de diversas doenças.


Somente empresas especializadas e devidamente cadastradas nos órgãos fiscalizadores, poderão dedetizar os ambientes de trabalho sem causar maiores perigos de intoxicação aos alimentos e aos trabalhadores.



Resumo




O desconhecimento de como os fatores ambientais geram riscos à saúde é um dos mais sérios problemas enfrentados pelo trabalhador.



0 comentários:

Postar um comentário