2 de out. de 2009

A função de um balconista na empresa e como ser um profissional de sucesso

A função de balconista de um estabelecimento comercial tem sido muito difundida ultimamente. A maioria das empresas comerciais estão a procura deste profissional que é a pessoa que mais contato tem com o consumidor.

A função do balconista está cada vez mais exigente e faz se necessário pessoas bem treinadas para desempenhar este papel. Cabe ao balconista sugerir alterações sobre a quantidades de produtos expostos nas prateleiras e em estoques dos produtos que são mais vendidos.

Também tem que ficar alerta e informar ao comprador da empresa sobre produtos que estão sendo procurados pelos clientes e estão em falta para comercializar.

Outra atividade desempenhada pelo balconista nas empresas é a colocação de preços nas mercadorias. É muito importante verificar se os preços estão etiquetados corretamente e se estão legíveis aos olhos dos clientes. Observar se não existe preços diferentes em mercadorias que são de compras diferentes.

Se a empresa trabalha com mercadorias perecíveis faz se necessário diariamente ao balconista verificar o número de lote do pro­duto e sobre o prazo de validade da mercadoria.

Podemos enumerar uma série de responsabilidades do balconista, o que pode variar é sobre o ramo de atividade da empresa. Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento da mercadoria que está vendendo, quem produziu e como produziu são atributos de um bom vendedor.

Todo trabalhador e o balconista não é diferente tem que trabalhar com muita seriedade e profissionalismo. Ele tem que ser o relações públicas e passar uma boa imagem aos clientes representando e defendendo com firmesa os interesses da empresa.

O objetivo da empresa é atender bem as necessidades do cliente para que ele retorne e volte a fazer novas aquisições e assim todos possam crescer. E atender bem o cliente e manter este elo de ligação entre empresa e cliente cabe ao balconista.

O balconista é a primeira pessoa que o cliente recorre na empresa e alguns clientes gostam de serem atendidos sempre pelas as mesmas pessoas. Por isso é fundamental a maneira que o balconista atende seus clientes, sempre com bom humor, demonstrando um bom conhecimento dos assuntos de interesse da pessoa sem ultrapassar os limites de cada pessoa.Usar sempre roupas adequadas, limpas, bom aspecto em um bom vocabulário.

Marcadores: ,

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

eu trabalho em uma lanchonete,sou balconista,eu faço todas as funções,trabalho no caixa,chapeira,suquista,no salão ,padaria,limpeza, isso é certo.

1 de novembro de 2013 às 01:44  
Anonymous Anônimo disse...

Na verdade não é certo, vc está fazendo funções acumulativas. Claro que se exercer estas funções extras for casual não é considerado acúmulo.

11 de fevereiro de 2014 às 11:48  
Blogger Unknown disse...

na verdade isso não e certo por que e considerado desvio de função.!

25 de fevereiro de 2014 às 19:50  
Anonymous Anônimo disse...

também trabalho como balconista e faço de tudo um pouco, tanto lanches, quanto a limpeza do estabelecimento e caixa.

2 de março de 2014 às 15:27  
Anonymous Anônimo disse...

eu ja trabalhei pra uma lanchonete e la exercia tds as funçoes e isso e errado perante a lei ...agora esta q estou no momento eu so faço balcao e mais nada esse eo certo no meu ver ...pq no registro esta balconista intao e essa a funçao q devo cumprir...

4 de setembro de 2014 às 20:50  
Anonymous Anônimo disse...

eu trablho em uma caffeteia sou registrada como serviços gerais mais atendo balcão limpo chão faço lanches e sucos e atendo caixa isso e certo

26 de outubro de 2014 às 04:50  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial